Apresentação das parcerias público privadas. O caso português no sector da saúde
Página Anterior
Página Seguinte

2.2. Ao longo dos anos 70

Só quando o Estado reconheceu a sua impotência para a realização de muitas das tarefas que vinha assegurando por intervenção directa, em resultado da crise petrolífera iniciada na década de 1970 (as finanças públicas mundiais foram arrastadas para um processo de crescimento exponencial dos défices e dívidas públicas), houve necessidade de encontrar alternativas de financiamento a longo prazo para os projectos públicos.

 

2.3. Nos anos 80 e 90

As PPP actuais, na sua base, são um esquema legal de privatizar os serviços públicos, introduzidos no Reino Unido a partir dos anos 80 pelo governo neo-liberal de Margaret Thatcher.

Mais tarde, no início dos anos 90, adoptaram a forma de PFI (Project Finance Initiative), tal como hoje as conhecemos. De facto, após uma década de política de privatização e cortes nas despesas públicas, com imensos conflitos sociais, foi necessário incrementar uma nova fórmula de gestão que incorporasse o conhecimento adquirido com os problemas e sucessos das privatizações.

Desde meados da década de 90 que as PPP se "globalizaram". As principais agências de desenvolvimento internacional, com destaque para o Banco Mundial, têm vindo a acentuar a importância da participação do sector privado no financiamento e gestão dos principais serviços públicos.

 
Página Anterior
Página Seguinte