Saltar para Conteúdo
2021-02-01

Até sempre na defesa do interesse público e do Estado de direito democrático

Ate sempre mensagem saída do Dr Vitor Braz

Nos últimos 6 anos a IGF desenvolveu uma estratégia de mudança, restruturação e robustez da sua ação no controlo dos dinheiros públicos nacionais e comunitários. Essa ação foi objeto de reconhecimento nacional e internacional, com relevo para os honrosos elogios recebidos da Comissão Europeia e das Nações Unidas, pela qualificação dos trabalhadores, prevenção da corrupção e promoção da ética.

A IGF revelou, ainda, a sua independência e coragem no combate que igualmente travou contra as tentativas reiteradas de violação do princípio da separação de poderes e da lei por aqueles que estavam especialmente obrigados a cumprir, permanecendo indiferente e agindo contra as fake news promovidas por ”snipers”, corporações e “jornalistas” com agenda. Também esta ação da IGF contra atos ilegais, criminosos e populistas nos mobilizou na defesa da verdade e do Estado de direito democrático.

Como um homem sem medo, livre na ação e no pensamento e, como Inspetor-Geral, foi um privilégio liderar uma instituição de prestígio e um grupo de profissionais competentes e íntegros, que acreditam que vale sempre a pena lutar por valores e por objetivos, contra todo o tipo de ameaças, adversidades e condutas que ainda minam a nossa frágil democracia.

Estou certo da determinação e do profissionalismo dos trabalhadores e dirigentes em torno da missão, dos valores e da continuidade do projeto IGF–Autoridade de Auditoria, o qual passa no dia 1 de fevereiro para boas mãos e para mais um de nós, preparado para os desafios e para o combate.

Em 2015 ilustrei o meu início de funções com o poema “Porque” de SophiaMBAnderson, agora termino e despeço-me com o poema “No enemies” de Charles Mackay. - Ver poemas

Votos de saúde, sucesso e resiliência.

O Inspetor-Geral cessante, Vítor Braz

31 de janeiro de 2021.